Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vale a pena - Livros de Tatiana Belinky

    Hoje eu li um livro muito legal, chamado "Onde já se viu?" da Coleção "Para gostar de ler" do projeto da prefeitura de São Paulo "Minha Biblioteca" da Autora, Escritora Tatiana Belinky.


   Este livro é como uma caixinha de surpresas que você vai abrindo aos poucos. De dentro vão saindo histórias tão contagiantes que não dá para parar de ler (Até eu, li as 120 paginas em menos de 1:30h). Tem a do moço que bebeu cerveja com a Morte. A do amiguinho invisível que a gente pensa que está aqui mas está lá. A da mãe que dá bronca no filho quando ele tira 10 nas provas. Tem marmanjo dando o maior vexame na cadeira da dentista. Até história de pescador tem. 

   Em 33 histórias, entre crônicas e contos populares de diversas culturas, Tatiana Belinky diverte e emociona o leitor, com uma surpresa atrás da outra.



   O texto da contra-capa do livro, diz que em uma seleção de textos feita especialmente para quem começa a descobrir o literatura, ou seja para crianças entre 7 a 9 anos. Eu que já tenho 13, adorei ler as histórias, que a maioria são acontecimento da vida dela, quando chegou aqui no Brasil.
   
   Ela conta que pra ela uma crônica é "um pedaçinho colorido da grande e variada colcha de retalhos da vida" não um pequeno conto de assunto indefinido como diz o dicionário. Assim ela enfatiza o livro, cheio de crônicas com histórias de seus 10, 11, 12 anos na rua Barão de Itapemeringa, ou na rua Jaguaribe, onde viveu parte da sua vida. Na parte final, oferece 10 textos que falam coisas pra lá de diversas: poéticas, fantásticas, folclóricas, humorísticas, históricas, bíblicas, mitológicas, legendárias, antigas e atuais. Bom, não vou contar todos os detalhes dessas histórias, ou melhor, crônicas, para não parecer que o livro é "cansativo". Não deixem de ler os livros de Tatiana Belinky; Mesmo você que não gosta de ler, leia! Com as histórias dela, aprendi a gostar de ler e hoje me interesso muito pelos livros dela! Bom: Para Gostar de LER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário