Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Bullying

O Bullying




Uma das maiores preocupações da Psicologia e dos educadores sem duvida é o Bullying. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

  Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo que pode afetar o emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
“Bullying não está relacionado à raiva. Não é um conflito a ser resolvido, tem a ver com desprezo um forte sentimento de desgostar de alguém considerado
como sem valor, inferior ou não merecedor de respeito.  Este desprezo vem
Acompanhado por três aparentes vantagens psicológicas que permitem
Que se machuque os outros sem sentir empatia, compaixão ou vergonha, um sentimento de poder, de que se tem o direito de ferir ou controlar outros
; uma intolerância à diferença e uma liberdade de Excluir, barrar, isolar e segregar outros




Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

  Somente com terapia a criança consegue vencer o bullying. Ela participa de exames psicológicos, sessões de análise e até psicologia em grupo para enfrentar o seu problema de perto. O problema leva tempo para ser trabalhado e requer a participação de toda a família para a recuperação do agressor.

  Segundo a delegacia de crimes virtuais, essa é a pratica mais comum de Cyber Bullying. Cria-se um perfil falso da vitima com informações reais como telefone, endereço e fotos e se relaciona a comunidades que podem ser aversivas e difamatórias. Como uma mulher ter seu perfil com descrição de garotas de programa ou um menino ter seu perfil associado a comunidades ligadas a pedofilia ou mesmo fazendo montagens com fotos. Geralmente com fundo pornográfico.
  Cabe ressaltar que não se tem uma legislação especifica sobre crimes virtuais, mas já existe jurisprudência no cyber espaço e em breve deve ser regulamentada leis especificas.
  É um problema muito serio que marca vidas, talvez se as pessoas entendessem que Bullying não é bobagem e que não é uma brincadeira de mau gosto como muito se prega e sim uma agressão psicológica e muitas vezes física também que deixa marcas para toda uma vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário